3 motivos que te fazem não ser chamado para entrevistas

Em Entrevistas de Emprego
Publicado em | 5 min de leitura
3 motivos que te fazem não ser chamado para entrevistas

Às vezes pode ser comum para muitas pessoas não receber retorno para uma entrevista de emprego, mesmo que ela envie seu currículo diariamente em diversas vagas. Porém, mesmo que seja normal que em muitos casos não haja resposta por parte da empresa, essa situação deve ser tratada com muita atenção quando realmente não há absolutamente nenhuma atualização por parte dos contratantes.

As causas da falta de retorno podem ter diversos fatores, não sendo somente relacionado ao conteúdo do seu currículo. Por exemplo, pode haver problemas desde o momento que você envia e-mail ou WhatsApp para uma pessoa que não existe ou até mesmo quando suas informações de contato estão incorretas no seu currículo (e acredite se quiser, isso é bastante comum).

Caso você queira aumentar suas chances de resposta para entrevistas de emprego, até o final deste artigo, você verá e entenderá como melhorar alguns aspectos da sua abordagem e como corrigir certos erros muito comuns em currículos. Por isso, continue lendo que nós explicaremos sobre cada um desses seguintes tópicos:

  1. Informações de contato erradas
  2. E-mail de destinatário incorreto
  3. Mesmo currículo para diversas vagas

1. Informações de contato erradas

Logo de cara, esse é um dos defeitos mais comuns encontrados na maioria dos currículos e também o mais trágico. As suas experiências e qualificações não adiantam de nada se houver um mínimo erro de digitação nas informações de contato. 

Colocar o contato pode ser muito básico, mas pode acontecer de ter algum erro ortográfico. Por isso sempre cheque antes de enviar qualquer currículo as duas principais formas de contato

Número de telefone

Muitas vezes a maioria das pessoas, no automático, acabam mandando o currículo pronto que criou há algum tempo, e nele pode ter um número de telefone antigo que já não é usado mais, ou que a linha está bloqueada, fazendo com que o contratante não tenha como entrar em contato.

Endereço de email

Por mais ultrapassado que pareça, para algumas pessoas e principalmente empresas, o email é bastante utilizado como forma de contato. Podendo ser usado também como uma segunda opção, quando o número de telefone está incorreto. Por isso é sempre bom ter ambos em seu currículo como garantia.

Diante de tudo isso, esteja sempre atento ao seu currículo de tempos em tempos, para garantir que um pequeno erro não faça você perder sua grande oportunidade de emprego.

2. E-mail de destinatário incorreto

Hoje em dia muitas vagas pedem que o envio do currículo seja feito através do email, e isso acaba dificultando um pouco para o interessado no momento do envio, pois os emails podem ser bastante grandes e complicados. 

Apesar da dificuldade para enviar o seu currículo, esse é um erro no qual você deve prestar bastante atenção para não cometer de nenhuma forma, principalmente porque você pode acabar enviando sem querer para alguma outra pessoa, e consequentemente, dar a ela algumas informações pessoais suas. Então, além de perder a chance de conseguir a vaga, pode acabar ainda se colocando em uma situação de perigo.

Por isso, sempre que você for enviar um currículo via email, faça esse processo com calma, se atentando em cada letrinha do email da empresa, porque esse erro pode ser cometido por várias outras pessoas, e você não vai ser uma delas.

3. Mesmo currículo para diversas vagas

Uma coisa é certa, a maioria dos candidatos tem apenas um currículo pronto que usam para enviar em todas as vagas interessantes que aparecem, e isso é bastante prático. Mas será que realmente é uma opção eficiente?

Às vezes essa praticidade pode levar a perda de uma chance muito boa para a sua vida profissional, porque em meio as suas várias experiências, a que interessa para o recrutador pode estar no fim de todas as outras que para essa vaga podem ser irrelevantes. Para isso, você pode escolher de dois a três cargos de preferência, e deixar esses currículos prontos para enviar quando aparecer uma oportunidade.

Diante de tudo isso, é de extrema importância se atentar a vaga na qual você está se candidatando, e alterar seu currículo de acordo com as exigências dessa vaga, para que você se destaque entre os outros e suas chances sejam maiores de conseguir o tão sonhado emprego.

Conclusão

Em resumo, é de extrema importância que os profissionais se atentem aos seus dados cadastrais, a detalhes em seus currículos e a pequenos erros cometidos no momento do envio desse documento. Pois isso pode fazer com que o currículo acabe não chegando ao destinatário e uma incrível oportunidade de entrevista seja perdida.

E aí, conseguimos te dar um norte para você saber como ser chamado para entrevistas de emprego? Se deseja continuar acompanhando assuntos como este, siga o nosso perfil do Instagram e a nossa página no Facebook, e não esqueça de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais!

botão whatsapp Participe do nosso grupo de vagas exclusivas no WhatsApp